OLIVETTO, Washington. Os piores textos de Washington Olivetto. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2004. 230 p.
Este é um dos livros que desperta o interesse dos publicitários em ler todo o conteúdo, pois os textos são bem diretos e não é cansativo, o que mais facilita o entendimento é a vivencia do autor nas historias e fatos, e também o conhecimento que o publico ira adquirir e ate mesmo se identificar com determinadas situações vividas.
O livro é dividido em 48 capítulos, trazendo vivencias e textos elaborados pelo autor no decorrer de sua carreira, o autor aborda nos textos um diferencial, como no seu primeiro conto que aborda varias situações vividas com demais autores, apresentadores, cantores entre outros, o mais incrível é que Olivetto tem grandes historias e convívio com as pessoas, fazendo assim que seus textos sejam surpreendentes, e trazendo algo novo, que englobe a publicidade e as mais diversas áreas de ligação.
Cada capítulo do livro tem historias instigantes, o autor às vezes se projeta no texto diretamente, talvez seja por que teve um grande vinculo com o tempo espaço ocupado na época, os contos são divididos por uma percepção de datas, segue uma linha do tempo dos acontecimentos vivenciados no Brasil, como suas historias, citações da publicidade nos EUA, Inglaterra e Brasil, a vivencia com artistas para as elaborações de novos trabalhos, este livro é de fato um aparato muito interessante para quem gosta de uma boa leitura.
No quesito conhecer o seu produto e também seu cliente o capítulo sete deixa isso bem claro, onde o Olivetto e seus sócios saem a campo para fazer a pesquisa de mercado, sobre a cervejaria que os mesmo comprarão, com um olhar critico e sentindo o ambiente de consumo da bebida, os mesmos sentem as tendências de como trabalhar a marca, e uma jogada para que a cerveja não seja apenas uma cerveja, passam o dia todo visitando bares e afins, para chegar a um conceito final, onde você conhece seu produto, se conhecer o local de venda do mesmo e como vai ser aceito.
As afirmações do autor sobre as historias são visivelmente verdadeiras, pelo fato de grande parte ser vivenciada em território brasileiro, e com algumas historias e acontecimentos que são relembrados ate hoje pela população, e ate mesmo de quem já conhece as obras do autor. O livro traz bastante conhecimento e agrega informações, de como fazer e não fazer publicidade, e este contexto estará presente em toda nossa vida profissional
Washington Olivetto, um grande publicitário do Brasil, de renome, que trabalhou em grandes agências, mas acabou fundando a sua própria por incentivo dos amigos que alegavam ele receber pouco por seu talento. Em função das criativas campanhas e inúmeros prêmios que ganhou, é com certeza uma grande e importante figura do nosso país. A editora planeta pediu a ele para relatar os textos que ele fez ao longo da vida e transformar está vivencia em um único livro. O publicitário a principio se recusou alegando que seus textos não eram bons o suficiente para o projeto, mas fora convencido tendo como o contra argumento de que era exatamente esse estilo de texto, de fácil compreensão e ate engraçados que os leitores queriam.
O autor Washington Olivetto, publicitário.
Evandro Marcelo Simon, acadêmico do primeiro período Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Unochapecó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário