sexta-feira, 27 de julho de 2012

Momento Empresas - Ajinomoto

De cor branca, ele é um dos ingredientes alimentício mais utilizado no mundo para realçar o sabor dos alimentos, sendo capaz de deixar carnes, frangos e sopas deliciosos. Se você pensou no sal, errou completamente. É o Glutamato Monossódico, mais conhecido como AJI-NO-MOTO®, que se consagrou como um tempero universal, usado há mais de 100 anos para conferir mais impacto, continuidade e harmonia ao sabor dos pratos de quase todas as culturas, tornando-se indispensável no preparo de alimentos industrializados.A históriaA história começou em 1907 quando o Dr. Kikunae Ikeda, professor e pesquisador da Universidade Imperial de Tóquio, a partir de experimentos revolucionários com algas marinhas Kombu, ingrediente tradicional da culunária japonesa, conseguiu isolar o ácido glutâmico, um aminoácido encontrado na natureza que, quando processado, resultava no Glutamato Monossódico. Durante a condução das experiências o doutor Ikeda constatou um quinto sabor, além dos já conhecidos, doce, salgado, azedo e amargo. Esse quinto sabor foi nomeado de Umami, que significa saboroso. O Dr. Ikeda acreditava na melhoria das condições nutricionais do povo japonês através do Umami e tinha consciência da necessidade de disseminação dessa propriedade na forma de um produto para as famílias.
Aproximou-se então de Saburosuke Suzuki, que era o responsável pela produção de iodo, com a idéia de criar uma empresa e o convidou para ser seu sócio no novo negócio. Em julho de 1908, ele então registrou a patente de fabricação do tempero (glutamato). No ano seguinte a nova empresa lançou no mercado, no dia 20 de maio, o produto com nome comercial de AJI-NO-MOTO®, que significa “essência do sabor”, utilizado para realçar o sabor dos alimentos. O novo produto, que era utilizado para dar um toque especial em sopas, molhos, legumes, verduras, carnes e outras preparações do dia-a-dia, pois não alterava cor e não salgava, rapidamente conquistou o público japonês e se tornou um dos temperos mais populares do país.

Saburo, filho de Saburosuke, que promoveu as vendas do AJI-NO-MOTO® inicialmente, tinha apenas 19 anos nesta época. Insatisfeito com os métodos tradicionais como os anúncios publicitários, aplicou várias estratégias de marketing inovadoras, como por exemplo, os anúncios em carroças de cavalos. Além disso, numa época em que o fornecimento de amostras de produto era raro, ele o vendia em pequenas garrafas por meio de máquinas de venda automática, além de contar com a preciosa ajuda de farmacêuticos que viajavam por todo o país divulgando o novo produto e promoções nacionais. Também fazia campanha nacional percorrendo o país com uma banda de marchas para vender o produto a lojas de varejo. Foi igualmente o criador dos famosos “selos de estrada”, anúncios que diziam “Dashi no Oyadama (O Rei do Caldo) Ajinomoto”, escritos na estrada com giz, que atiçavam o interesse do público.

Um ano após o início da venda do produto no mercado japonês, Saburosuke Suzuki já tinha começado a vender AJI-NO-MOTO® em Taiwan e na Coréia. Eram as primeiras exportações de um tempero que ficaria famoso no mundo inteiro. As vendas do produto excederam as suas próprias previsões. O produto espalhou-se rapidamente por lanchonetes, restaurantes, e até mesmo nos lares japoneses. Isto fez com que seu filho viajasse até a China e iniciasse o lançamento das atividades de venda naquele país. Em 1916, foi estabelecida uma filial na cidade de Xangai. No ano seguinte o produto se expandiu para além do continente asiático e um escritório de vendas foi estabelecido em Nova Iorque. Nos anos seguintes, sempre pensando na saúde e no bem-estar, a empresa assumiu o compromisso de desenvolver produtos originais e de alta qualidade, buscando o aperfeiçoamento técnico constante, tornando-se uma das mais importantes empresas na fabricação de aminoácidos no mundo.

Já na década de 30, a marca tinha no mercado uma ampla linha produtos á disposição de seus consumidores. A Segunda Guerra Mundial freou o rápido crescimento da empresa, e a AJINOMOTO passou por um dos períodos mais difíceis de sua história. Com o término do conflito, a empresa alterou seu nome para AJINOMOTO Co. Inc. Somente em janeiro do ano seguinte, as exportações do produto foram reiniciadas para os Estados Unidos. Em 1954, a empresa iniciou a publicidade na televisão (blocos de um minuto) divulgando a marca AJI-NO-MOTO® de uma forma bem humorada. Na década de 60 a marca estabeleceu-se em inúmeros países da Europa e da Ásia (como por exemplo, Malásia e Tailândia), tornando o produto ainda mais popular e sua utilização cada vez mais constante.

Nas décadas seguintes, especialmente no Japão e em outros países asiáticos, a AJINOMOTO aumentou significativamente sua linha de produtos com o lançamento de novos temperos, alimentos congelados, óleo de cozinha, maionese, bebidas, sopas e adoçantes; além de ingressar em novos segmentos como cosméticos, medicamentos e produtos para a saúde e nutrição. Em 1999, ao completar 90 anos de vida, a marca passou por uma total reformulação visual e adotou um novo slogan: “A Taste of the Future” (algo como “O gosto do futuro”). Hoje, o glutamato monossódico obtido a partir de derivados da cana-de-açúcar, mediante processo de fermentação, é um dos ingredientes mais utilizados para realçar o sabor não somente pela indústria alimentícia, mas também por milhares de consumidores em todo o mundo.

O Umami no mundoO Umami pode ser sentido em diversos ingredientes no mundo todo. O mapa abaixo (clique para ampliar) mostra os principais pratos de cada país nos quais é possível sentir o gosto UMAMI. Além disso, ele pode ser sentido naturalmente em alimentos como carnes vermelhas, aves, frutos do mar, vegetais (especialmente no tomate maduro), queijo parmesão e leite.
A identidade visualExistem duas grafias para escrever o nome e conseqüentemente duas identidades visuais distintas: AJINOMOTO (empresa) e AJI-NO-MOTO® (o tempero).
Os slogansEat Well, Live Well. (2009)Working for life.
A taste of the future.
 (1999)
Realça o sabor. (Brasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário