Primeiramente
muitas pessoas ainda não sabem o que significa a palavra brienfing, que significa
resumir. O sucesso de uma boa campanha está diretamente relacionado à
construção de um Briefing completo, claro e objetivo. Isto porque, o Briefing é
o documento de apoio para a avaliação das etapas de desenvolvimento e do trabalho
final. Através dele, é possível se verificar os quesitos propostos e
compará-los com os resultados alcançados.
O brienfig
deve ser iniciado com uma conversa entre o atendimento da agencia para
desenvolver o trabalho, e o próprio cliente. Esta conversa é essencial para que
os profissionais de criação possam conhecer o trabalho do cliente, suas vantagens,
pontos fracos e terem uma boa simpatia e assim desenvolver o trabalho criativo
focado nas necessidades, e realçando os pontos fortes do cliente.
O briefing é
um facilitador e garantidor de negócios, pois além de você ter mais certeza e
clareza do que seu cliente quer, as informações que o mesmo lhe abre, é muito
garantidor de uma campanha sem falhas. Também de ter tudo isso, a campanha também
precisa ser rentável e atender não apenas a necessidade primaria do cliente, e
sim atingir o objetivo em geral.
Hoje com o
grande avanço tecnológico, muito trabalho se facilitou até mesmo os briefing,
que são elaborados através de meios eletrônicos, porem, é aqui que algumas agências
pecam, pois já manda um brienfing pré-elaborado, com perguntas muito dinâmicas,
que ate os clientes não sabem responder, causando desconforto por que deve
preencher.
Não dizemos
que todas as agencias de comunicação atendem seus clientes desta forma são
assim, tem agencias muito boas especializas com este perfil de atendimento, porem,
as mesmas devem ter investido muito na tecnologia, treinamento do pessoal (Operadores),
e o próprio softwere, para que busque mais alternativas do que o comum.
Cezar Calligaris diz, ...O briefing é o começo de
tudo. Ele traz as informações que as equipes da agência que não têm contato
direto com o cliente precisam para desenvolver qualquer trabalho. E,
por isso, um bom briefing dá trabalho para fazer. Primeiro para o cliente, que
tem que saber exatamente o problema que a agência precisa resolver e fornecer as
informações que ela vai necessitar para isso. Depois para a equipe de
atendimento, que precisa reunir o máximo de informações e passá–lo corretamente
para as outras equipes.
Não há regras estabelecidas para escrever um bom
Briefing. O mais importante é tratá-lo como um documento, certificando-se de
que cliente e equipe de trabalho estão de acordo com o conceito. Com esta
ferramenta, podemos evitar que as informações se percam, além de corrigir
possíveis desvios ou grandes erros na proposta da campanha final. Mas para que
o brienfing seja de qualidade ideal muitos utilizam das seguintes abordagens
Quem está ou estava atuando?
O que aconteceu ou estava
acontecendo?
Como ocorreu ou como esta ocorrendo?
Onde, em que lugar?
Quando, em que período?
Um exemplo
mais dinâmico de como um bom briefing pode estar estruturado para orientar
melhor nos trabalhos, precisa estar com algumas perguntas básicas, e inicialmente
quando jê tiver noção do que é que o futuro cliente precisa, o mesmo pode
direcionar a entrevista do mesmo com perguntas de maior propriedade.
Depois de
feito todo o processo de entrevista com o cliente, e já ter a essência do que
se deve fazer parte-se então para a pesquisa de mercado, conhecer os clientes
do nosso cliente, geralmente grandes empresas fazem a analise de mercado, e
utilizam uma ferramenta que se chama SWOT, para verificar seus principais
concorrentes, pontos fortes, fraquezas, e no conjunto achar oportunidades.
Por Evandro Marcelo Simon.
Por Evandro Marcelo Simon.
Referencias
CORRÊA,
Roberto. O atendimento na agência de comunicação. São Paulo: Global, 2006. 254 p. (Coleção contato
imediato) ISBN 8526010530 (broch.).
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