terça-feira, 2 de outubro de 2012

A importância do Brienfing



Primeiramente muitas pessoas ainda não sabem o que significa a palavra brienfing, que significa resumir. O sucesso de uma boa campanha está diretamente relacionado à construção de um Briefing completo, claro e objetivo. Isto porque, o Briefing é o documento de apoio para a avaliação das etapas de desenvolvimento e do trabalho final. Através dele, é possível se verificar os quesitos propostos e compará-los com os resultados alcançados.
O brienfig deve ser iniciado com uma conversa entre o atendimento da agencia para desenvolver o trabalho, e o próprio cliente. Esta conversa é essencial para que os profissionais de criação possam conhecer o trabalho do cliente, suas vantagens, pontos fracos e terem uma boa simpatia e assim desenvolver o trabalho criativo focado nas necessidades, e realçando os pontos fortes do cliente.
O briefing é um facilitador e garantidor de negócios, pois além de você ter mais certeza e clareza do que seu cliente quer, as informações que o mesmo lhe abre, é muito garantidor de uma campanha sem falhas. Também de ter tudo isso, a campanha também precisa ser rentável e atender não apenas a necessidade primaria do cliente, e sim atingir o objetivo em geral.
Hoje com o grande avanço tecnológico, muito trabalho se facilitou até mesmo os briefing, que são elaborados através de meios eletrônicos, porem, é aqui que algumas agências pecam, pois já manda um brienfing pré-elaborado, com perguntas muito dinâmicas, que ate os clientes não sabem responder, causando desconforto por que deve preencher.
Não dizemos que todas as agencias de comunicação atendem seus clientes desta forma são assim, tem agencias muito boas especializas com este perfil de atendimento, porem, as mesmas devem ter investido muito na tecnologia, treinamento do pessoal (Operadores), e o próprio softwere, para que busque mais alternativas do que o comum.
Cezar Calligaris diz, ...O briefing é o começo de tudo. Ele traz as informações que as equipes da agência que não têm contato direto com o cliente precisam para desenvolver qualquer trabalho. E, por isso, um bom briefing dá trabalho para fazer. Primeiro para o cliente, que tem que saber exatamente o problema que a agência precisa resolver e fornecer as informações que ela vai necessitar para isso. Depois para a equipe de atendimento, que precisa reunir o máximo de informações e passá–lo corretamente para as outras equipes.

Não há regras estabelecidas para escrever um bom Briefing. O mais importante é tratá-lo como um documento, certificando-se de que cliente e equipe de trabalho estão de acordo com o conceito. Com esta ferramenta, podemos evitar que as informações se percam, além de corrigir possíveis desvios ou grandes erros na proposta da campanha final. Mas para que o brienfing seja de qualidade ideal muitos utilizam das seguintes abordagens
      Quem está ou estava atuando?
     O que aconteceu ou estava acontecendo?
     Como ocorreu ou como esta ocorrendo?
     Onde, em que lugar?
    Quando, em que período?
Um exemplo mais dinâmico de como um bom briefing pode estar estruturado para orientar melhor nos trabalhos, precisa estar com algumas perguntas básicas, e inicialmente quando jê tiver noção do que é que o futuro cliente precisa, o mesmo pode direcionar a entrevista do mesmo com perguntas de maior propriedade.
Depois de feito todo o processo de entrevista com o cliente, e já ter a essência do que se deve fazer parte-se então para a pesquisa de mercado, conhecer os clientes do nosso cliente, geralmente grandes empresas fazem a analise de mercado, e utilizam uma ferramenta que se chama SWOT, para verificar seus principais concorrentes, pontos fortes, fraquezas, e no conjunto achar oportunidades.

Por Evandro Marcelo Simon.

Referencias

CORRÊA, Roberto. O atendimento na agência de comunicação. São Paulo: Global, 2006. 254 p. (Coleção contato imediato) ISBN 8526010530 (broch.).

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